Cartucho de Dinamite

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
O que é a Depravação Total?


Bom, primeiro, vamos ver o que a Depravação total NÃO É: Ela NÃO significa que todos os homens são tão pecadores, em suas ações e realizações, quanto poderiam ser. NÃO significa que alguns ou todos eles conseguiriam atingir a plena medida de ações pecaminosas possíveis pela sua natureza. NÃO. A Depravação Total não diz respeito às ações do homem, mas sim a sua NATUREZA E POTENCIAL. Veja bem, o cartucho de dinamite tem a natureza da dinamite, quer ele venha a explodir e matar pessoas, quer não. Assim também é o homem. Somos pecadores por natureza e, embora nunca venhamos a atingir o pleno potencial do pecado, ainda possuímos uma natureza pecaminosa. A Queda instaurou essa situação. Adão era nosso representante e, quando ele caiu, o pecado se alastrou e passou a todos os seus descendentes como um gene ruim. O “certamente morrerás” de Deus significava separação dEle e foi exatamente isso que aconteceu. O pecado depravou todas as áreas do ser humano, de maneira que nossa mente está cega para as coisas de Deus, nossas emoções estão corrompidas e inclinadas ao que é mal e nossa vontade – sim, nossa própria vontade – está decaída e incapacitada. O resultado é realmente desastroso: o homem não tem poder, em si mesmo, para vir a Deus. Não somente não O deseja, como também lhe faltam o poder e a vontade de vir a Ele. Basta lembrar de Ezequiel 37: O Vale de Ossos Secos. Há um exército de ossos sequíssimos, todo mundo morto. Quando Deus ordena, os ossos começam a ganhar músculos, tendões... E, por fim, um exército se levanta. Mas eles ainda não têm vida, não respiram. De novo, é a ordem do Senhor que lhes dá o espírito de vida. A Depravação Total diz que o homem não pode tomar nenhuma atitude espiritual pq está morto espiritualmente, assim como quem está morto fisicamente não toma nenhuma atitude física. Algumas perguntas surgem daí:

1. E quanto às ocorrências da expressão “quem quiser” na Bíblia?

2. E a responsabilidade do homem de vir a Cristo? Se Ele n pode vim, como Deus considera-o responsável?

3. Se o homem não deseja e não vem a Cristo, qual é o fundamento sobre o qual Deus resolve que pessoas trará para Si ou não?

A Depravação Total é Bíblica?

Olha só, existe um grande número de passagens que confirmam a condição da depravação humana, mas vamos nos ater nas mais conhecidas. Romanos 3: 10-12 se mostra enfática ao declarar algumas coisas importantes:

1. Nenhum homem é justo em sua própria pessoa ou obras;

2. Nenhum homem busca a Deus;

3. Nenhum homem entende a Deus ou os assuntos espirituais;

4. Todos se extraviaram e se tornaram inúteis;

5. Nenhum homem faz coisas santas por si próprio.

Mas o que dizer de passagens como “Buscai a Deus enquanto se pode achar...”? Temos 4 alternativas:

1. Ou a Bíblia se contradiz;

2. Ou um destes grupos de versículos está correto e o outro, errado;

3. Ou o homem é capaz de vencer sua incapacidade e fazer, por seu próprio poder, o que Deus afirma que ele não pode fazer por causa da sua natureza caída;

4. Ou o homem é capaz de satisfazer a responsabilidade que os mandamentos de Deus exigem por meio do poder de Deus, quando Este o capacita.

As conclusões 1 e 2 foram excluídas pq julgamos ser a Bíblia verdadeira e inspirada por Deus. A conclusão 3 foi descartada por apresentar uma contradição: o homem poder fazer o que é contrário à sua natureza. Assim, sobra a alternativa 4: Deus realmente coloca sobre o homem a responsabilidade de arrepender-se e crer em Cristo (A Palavra diz que as obras do Senhor se manifestam na criação e, ainda assim, o homem não as entende. Diz também que Deus colocou a eternidade no coração dos homens. Jesus também condena cidades nas quais fez muitos milagres, mas as pessoas não aceitaram sua pregação), mas ele é incapaz de fazê-lo por seu próprio esforço; ele só se arrepende quando Deus o capacita, tirando a venda do pecado de seus olhos e revelando-Se ao homem. É verdade que a Bíblia usa o “quem quiser” (Ap. 22.17) e afirma “todo o que nele crê” (Jo. 3:16). Mas, á luz de Rm.3, concluímos que o homem não pode, por esforço próprio, vir a Deus e que a vontade humana precisa ser capacitada por Deus para vir a Ele. Olha Efésios 2:1-3: Antes de ser vivificado por Deus, o homem está morto nos seus delitos e pecados, andando de acordo com as ideologias do mundo e, portanto, com os ditames de Satanás, movido por suas próprias paixões, sendo por natureza FILHO DA IRA.

Isso tudo nos enche de perguntas: Deus vivifica apenas algumas pessoas para a salvação – os que Ele escolheu por Sua própria vontade – enquanto deixa algumas de lado? Ou Ele remove de todos os homens os efeitos da Queda, deixando-os num estado de neutralidade, onde cada um pode, então, aceitar ou rejeitar Cristo?

São dúvidas muito pertinentes, e tentaremos respondê-las depois de considerar o segundo ponto no acróstico calvinista: A Eleição Incondicional.

Crendo no Eterno.

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