Por que louvamos?

segunda-feira, 16 de maio de 2011
Hoje eu vou começar jogando o chumbo nas ideias logo. Um feito especialmente para nós, líderes de louvor nas nossas congregações. Estive refletindo sobre isso e a questão chave no que diz respeito a louvor é o seguinte: POR QUE LOUVAMOS?Sério, por que vc tá ali, cantando todo sabado/domingo/quarta/terça ou seilá quais outros dias de culto na sua congregação? Por que vc se levanta e fica diante de toda a comunidade e a conclama pra "louvar ao nosso Deus"? Quais nossas motivações?
Na boa, infelizmente, tem muita gente por aí que fala que é "líder de louvor", "ministro de louvor" ou ainda "levita" como se isso fizesse dele/dela alguém muito especial e mais "santo" que o resto das pessoas. Sabe qual o maior problema dessa galera? É que o talento recebido do Senhor está sendo desenvolvido para sua própria realização, para sua própria glória. Quer dizer, o indivíduo até se esforça, se dedica - por vezes é o mais assíduo nos ensaios - pra fazer muito bonito lá na frente para que, depois, escute os irmãos elogiarem sua linda voz, sua monstruosidade ao teclado, bateria, volão, o que for. É lógico que louvar ao Senhor deve nos dar prazer, mas o prazer e a realização pessoal são consequências da nossa busca pelo melhor, sabendo que este melhor é feito pra Deus.

Outro problema, é que às vezes a gente louva a Deus pelo que ele fez, faz ou pode fazer por nós. Como se fosse uma barganha. Como se Ele sequer precisasse do nosso louvor pra ser Deus! Tipo: no way, pessoal. Isso nos deve  fazer parar e pensar: Eu louvo a Deus simplesmente por quem Ele é, ou seja, simplesente porque Ele é digno do meu louvor? Ou eu to ali só pra ter algo em troca?

E como eu louvo? Como eu me coloco na presença do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores? Me comporto como alguém demasiado tímido, que tá ali só porque tem a voz bonita ou porque "toca direitinho" , sem a consciência de que conduzirei a congregação até um estado de espírito que seja o ápice da alegria, da paz, do conforto? Existe louvor antes da pregação porque o louvor prepara a alma para o recebimento da Palavra e nos lembra Quem vai nos falar. E existe louvor depois da pregação porque a música aplica aquilo que ouvimos ao nosso coração. Mas também não podemos cair no oposto. Um líder de louvor que "aparece" mais do que Aquele que esta sendo louvado ta no caminho errado. A gente conduz a igreja, mas não somos o foco. Pode ser, caro colega cantor, que vc simplesmente ARRASE com um microfone na mão... Mas que vc não espere elogio. Que vc ARRASE para que Ele te aprove, o resto não importa. Portanto, nem pouco valor ao dom, nem demasiado.

E, finalmente, e o mais difícil... Estou eu apto para liderar o louvor? Não só musicalmente, pessoal. A qualidade musical é importante, logicamente, mas a pergunta é: Estou eu em comunhão com Ele? Olha a nossa responsa! Elevar o espírito da igreja, conduzí-la em adoração... Então, precisamos estar em comunhão constante com Cristo para que o que cantamos/tocamos seja uma verdade, primeiro, na nossa vida. Infelizmente, existem muitos que se autodenominam "levitas", mas sua vida demonstra ao contrário. É super fácil cantar: "Meu Deus, meu Senhor, minha vida é pra o Teu louvor.", difícil é viver, colega (y)

Com isso, chegamos ao fim da nossa reflexão. Falamos de música, especificamente, e um pouco de como ela leva o Reino de Deus aos homens. Mas louvor não é só música. E, mesmo sendo líderes de louvor, nós não podemos restringir nossa adoração à música. Não sejamos líderes de louvor só na igreja, la na frente. Sejamos adoradores, em espírito e em verdade, como devemos ser. E este é o segredo do verdadeiro louvor e do "servo bom e fiel," que recebeu o talento do seu Senhor e o multiplicou para Sua glória: A nossa vida inteira deve ser LOUVOR.

Que o Senhor nos oriente e nos dê sabedoria. Que possamos ser verdadeiros adoradores. Que possamos erguer nossas vozes, com arte e também com júbilo =D  e que nossas vozes exprimam as verdades tão lindas sobre Aquele que um dia nos chamou para o Reino de Sua maravilhosa luz ;)

Crendo no Eterno.

1 comentários:

Siuari Damaceno disse...

concordo Carolz, flw tudo... tipow tem nego q ta no grupo de musica da 'igreja' onde congrega e leva isso com uma simples atividade obrigatoria como crentinho... chega la, faz sua participação e ta feito a parte dele e depois é só voltar pra vidinha dele onde Deus é só um domingo. Triste realidade é saber q tem nego q se sente superior aos otros pq tem um cargo de líder de alguma coisa da 'INGREIJA'... e vamo que vamo q é disso q a 'INGREIJA' é feita... pena q essas pessoas num enxergam q a todos somos levitas e temos liberdade para louvar e adorar a Deus livremente, pessoas que num enchergam q ele quem ta ali na frente tocando é filho de Deus tanto qto quem ta ali no banquinho cantando e que Deus ta rebendo oq o coração está declarando e não o q a guitarra/baixo/bateria/etc ta tocando...

Cheiro, fica na paz =]

Postar um comentário