Quando a tempestade vem...

segunda-feira, 9 de maio de 2011
Acho que todo mundo conhece a passagem bíblica na qual Jesus estava com os discípulos em alto mar, quando uma tempestade começou. Os discípulos ficaram atemorizados, e não era pra menos, já que o mar estava revolto e o barco deveria estar a ponto de virar. E Jesus, onde estava? A Palavra diz que ele estava dormindo. Os discípulos o acordaram desesperados. Imagina ser acordado por um amigo encharcado e desesperado, gritando: O BARCO VAI VIRAR! O BARCO VAI VIRAAAAR! O.O
No entanto, Jesus levantou e ordenou à tempestade que cessasse. E o ventos, as ondas, a tempestade se acalmou. Tudo voltou à calmaria.

O que isso tem a ver com as nossas vidas? Sabe, todo mundo passa por tempestades. Em vários momentos da nossa vida, sentiremos que o barco vai virar. Lógico que sempre tentaremos manter as velas abertas, o mastro inteiro, o barco seco. Mas quando as ondas começam a invadir a embarcação, os ventos começam a soprar tão forte que rasga as velas, quando a tempestade fica realmente ameaçadora... Aí nós gritamos por Jesus. Aí sim, nós pedimos a ajuda dEle. E o pior, nos perguntamos: Como você pode estar dormindo em meio a este caos?

Só que... Ele não está dormindo. Jesus está sempre alerta, sempre presente. Ele é quem acalma as nossas tempestades. Ele é quem nos guarda. " Ele não permitirá que você tropece, o seu protetor se manterá alerta. Sim,o protetor de Israel não dormirá, Ele está sempre alerta!" (Sl. 121: 3 e 4). Se Cristo promete estar sempre presente conosco, o que nos resta? Confiar.

É, eu sei. Eu sei que é mais fácil falar. Temos a tendência natural de querer resolver tudo com nossas mãos, do nosso jeito. Constantemente nos esquecemos de que o Criador dos mares viaja conosco no mesmo barco. Às vezes, nós é que fazemos a tempestade, também. Deixamos a ansiedade e o temor nos vencer de tal forma que o que poderia ser encarado com relativa tranquilidade, torna-se um bicho de sete cabeças. Lancemos nossa ansiedade sobre Ele, sabendo que Ele cuidará de nós.

Não é fácil, não. E as dores vem mesmo. Desafios que parecem nos devorar, obastáculos que nos parecem intransponíveis, situações que fazem a gente se sentir incapaz, impotente, abatido, completamente desanimado. É difícil pensar que vai dar tudo certo no final, quando nem sempre dá. É difícil manter a esperança viva quando estamos enfrentando situações muito complicadas e aparentemente impossíveis de melhorar. É muito difícil manter-se de pé quando tudo nos pressiona para a vala. Mas a esperança, esta só vem quando nos lembramos dos olhos do Leão. A esperança, esta só vem quando nos lembramos que Cristo está bem acordado. Vamos pedir a Ele a sabedoria necessária, a paciência que tanto precisamos. Vamos pedir a Ele a força e o "gás" para que possamos seguir em frente, para que possamos passar por entre a fornalha ou pela tempestade, sabendo que o Rei cuida de nós. Sabendo que somos valiosos aos Seus olhos e que Ele sempre, SEMPRE, cuidará de nós. Depois da tempestade, vem a bonança. Depois da noite assustadora que nos tira o sono e a paz, um novo dia irá raiar. ESPERAR. CONFIAR.

Esperemos e sosseguemos, pois, crendo no Eterno.

0 comentários:

Postar um comentário