Beem, hoje vamos falar sobre essa expressão tão conhecida hoje em dia, o "politicamente correto". E essa expressão abranje muita coisa, até mesmo quem e o que vc deve elogiar num determinado ambiente.O que é, então, estar "politicamente incorreto"? É quando as pessoas se portam de maneira "inconveniente". Mas peraê...O que é ser inconveniente para a nossa sociedade?
Uma coisa é você ir a um casamento na Catedral de bermuda floral, outra bem diferente é você se submeter a algumas regrinhas que, no final das contas, te impedem de ser você mesmo. São regrinhas feitas pela chamada "classe dirigente" da sociedade - não vamos entrar em detalhes, mas é aquela parcela da sociedade que dita as normas e o jeito "correto" de agir das pessoas que fazem parte dela. Enfim, algumas normas são realmente compreensiveis - a do casamento, por exemplo - mas outras são meio que duvidosas. Ás vezes o que é politicamente correto te leva a ser "espontaniamente incorreto", ou "inconveniente".
Assim, um grupo de amigos não se junta mais pra brincar, cantar, conversar alegremente numa pizzaria, por exemplo. Porque , convenhamos, um grupo de amigos rindo, conversando empolgados e cantando musicas que relembrem momentos de sua vida numa pizzaria, seria incômodo para a maioria dos presentes ali. "Ninguém tem a ver com as lembranças deles, eles podem festejar no Parque da Sementeira, se quiserem fazer barulho.". Bom, de todo não está errado. Mas...Isso não foi espontâneo da parte deles? Porque é inconveniente deixa de ser espontâneo?Acho que não e de todo também não está errado. O fato é que pessoas espontâneas estão fadadas a agirem "fora da lei" nesse aspecto. Tenho amigos que fazem o maior barulho, um "enxame" mesmo, ao me encontrarem no shopping, depois de algum tempo sem nos vermos. É certo que tem gente que faz isso por exibicionismo, mas nesse caso posso comprovar que se trata de uma ingênua e natural espontaneidade. O que mais vejo são pessoas olhando ao redor lançando expressões de reprovação. Já cantar "Parabéns pra você" numa pizzaria, por mais "chique" que seja o local e por mais alto e animado que seja o canto, não é inconveniente. Alguns dos presentes até cantam junto. Ser inconveniente é diferente. A inconveniencia tem sido confundida com falta de educação. Lógico que também não dá pra justificar mal educação com espontaneidade. Não vá por favor sair gritando "Eu sou teriiiiivel" no shopping e diga que Carolzinha falou que é "ser vc mesmo". Põe uma melancia na cabeça que é melhor. Ninguém precisa saber que vc é terrivel assim, colega husuhshus...Chegue cantando assim numa reunião com seus amigos. Ta vendo? Nem tudo que é regrinha de etiqueta é realmente ruim. Algumas coisas realmente acabam por prevenir certas aparições, é o que me garante que eu não vou precisar ouvir ninguém cantando essa música um tanto irritante para mim no meio do shopping. Algumas regrinhas são necessárias para uma relativa ordem, mas... E quando o que é "politicamente correto" exige que sejamos falsos? Tem gente que age de uma maneira contrária àquilo que pensa apenas porque é "conveniente" ao ambiente. Ir para uma festa e descobrir que tem uma indivíduA com a mesma roupa que vc é "o Ó" para as mulheres - para minha mãe, por exemplo - e talvez eu até me incomodasse se visse alguém com a mesma roupa que eu caprichosamente escolhi e preparei para quela ocasião. Mas não ficaria plantada, sentada, sem curtir a festa, com "vergonha" ou achando que " é inconveniente". As pobres das duas pessoas por acaso poderiam adivinhar, peloamordeDeus? CLARO QUE NÃO! As duas se prepararam para aquela festa, porque perde-la por causa de um pedaço bem ornamentado de tecido?
Ah, pode parecer um pensamento "não feminino", mas não é bem assim. Sou feminina, mas sou espontânea e, assim como alguns dos meus amigos, sou alguém que vive "fora da lei", ás vezes "incoveniente", "pessoa que não sabe se portar". Mas entendo uma coisa é ser educado, outra é ser alguém que você não é só porque algumas pessoas acham que é daquele jeito que vc tem que ser. E uma coisa é falar o que vc falou porque vc realmente pensa daquele jeito, outra é falar porque alguém disse que "pega bem" se vc falar. Do que adianta, por exemplo, ser politicamente correto e elogiar aquele vestido que a dona da festa está usando se, quando ela virar as costas, um "ai que brega" vai sair pela mesma boca que a elogiou? Palavras, palaaavras...Como já disse o grande Sérgio Pimenta, "com certeza fala bem melhor o mudo se a sua atitude manifesta o que crê". Ás vezes o ser "politicamente corretos" nos faz sermos como fonte que quer dar doce e amargo. E tipo, não rola, pessoal. Especialmente se algum jovem crente está lendo essa postagem. Se alguma regra de etiqueta ou o ser "politicamente correto" fizer você ser quem vc não é, falar o que vc não pensa, fazer o que vc sabe que é errado...Simplesmente não faça! Viva fora da lei...No bom sentido, é claro! Porque algumas regras humanas valem mais quando são quebradas ;)
Beijos e Queijos
Politicamente Correto ou Espontaneamente Incorreto?! O.o
Postado por
Cah Accioly
às
19:07
sexta-feira, 30 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
♫ Heey...Pessoinhaaa ^^
- Cah Accioly
- Aracaju, Sergipe, Brazil
- Sou como e quem sou. Nem mais nem menos. Quer me conhecer? Be my guest :D Quer me conquistar? Surpreenda-me ;D
2 comentários:
Cool!
thanks =)
Postar um comentário